Escolha uma Página

     Quando vamos sair em viagem é sempre bom deixar a manutenção do carro em dia, pois sem ela há momentos em que o veículo pode nos “deixar na mão”. Portanto, veja uma lista que preparamos para você, de alguns dos problemas mais recorrentes que o motorista enfrenta na estrada.

1- Superaquecimento do Motor

     Para que o motor funcione, é realizado a queima de combustível dentro do automóvel, contudo essa ação gera um calor extremo, que se não for contido, pode causar o deterioramento ou até mesmo derreter peças do veículo. Portanto, para que isso não ocorra, existe um sistema de arrefecimento (“Arrefecer” significa “esfriar”) do carro, cuja função é manter a temperatura ideal de 90°C dentro do carro.
     Esse sistema faz com que o motor funcione de forma correta, porém se uma das peças apresenta falhas, todo o sistema pode ser comprometido, levando ao superaquecimento do motor. As causa mais comuns são:

  •  Vazamentos na Bomba D’água;
  • Mangueiras Furadas;
  • Válvula Termostática travada;
  • Falta de fluido no reservatório.

     Fique atento aos sinais que o carro apresenta quando pode haver uma falha no sistema de arrefecimento, são elas: Luz acesa no marcador de temperatura do painel; vazamento de água azulada ou avermelhada no chão; barulho de ventoinha ligado com frequência ou muito tempo; fumaça saindo do capô (ALERTA, ISSO É UMA SITUAÇÃO CRÍTICA).

Se um desses sinais for identificado com o carro em movimento, pare IMEDIATAMENTE e espere 40 minutos para fazer a checagem do nível da água do radiador, esse é o tempo recomendado para a tampa esfriar e não causar queimaduras ao tentar abri-la. Se o nível de água estiver baixo, é preciso fazer a reposição do líquido com o motor do carro ligado e em marcha lenta para não causar choque térmico. FEITO isso, LEVE o veículo o mais RÁPIDO possível a uma oficina.

     Sendo uma peça de custo muito alto, é recomendado ficar atento a tudo isso e efetivar a troca das peças do sistema de arrefecimento e do motor, antes que ocorra uma fundição do motor.

2- Falha no Sistema Elétrico

    Enquanto o Motor equivale ao coração do carro, o sistema elétrico poderia ser equiparado as veias do automóvel. Sendo o responsável por alimentar todos os componentes elétricos do veículo, ele está presente desde o momento em que se dá a primeira carga de partida até o momento em que se tira a chave da ignição, desligando o automóvel. Suas principais funções são:

Circuito de partida
Responsável pela ignição do veículo, entra em funcionamento assim que o motorista vira a chave de partida, fazendo as peças começarem a se movimentar, para causar a explosão que faz com que o motor comece a funcionar.

Carga Automotiva
Permite que enquanto o veículo anda, o motor recarregue a bateria, aumentando sua vida útil e ainda regula o uso de energia do automóvel.

Circuito de Bordo
Sendo a parte mais complexa do sistema elétrico, o Circuito de Bordo controla os vidros elétricos, para-brisas, ar-condicionado, luz e entre outros. Além disso, é nele que se encontra o painel de fusíveis, que se houver alguma descarga ou choque no sistema, os fusíveis absorver a descarga para proteger os componentes restantes.

Ignição.
Representa a parte que faz com que o motor funcione depois de já ligado, mantendo-o em funcionamento a todo momento.

  Se qualquer parte desse sistema estiver com defeitos é de extrema importância procurar uma oficina o mais rápido possível, desde baterias descarregadas, fusíveis queimados ao desligamento súbito do carro, são alguns dos problemas gerados pela negligência do sistema elétrico.

3- Pneu Furado

     O caso mais simples e talvez até mesmo o mais comum de problemas que enfrentamos ao “rodar” por estradas, sejam elas asfaltadas ou não, é inegável que o descaso com buracos, objetos perfurantes esquecidos na pista, pressão e entre outros, são um problema recorrente que causam muitas “dores de cabeça” aos motoristas por todo Brasil.
        
      Diferente dos outros problemas este não consegue ser precavido anteriormente ao acidente, tirando a falta do acompanhamento da pressurização dos pneus do veículo. Portanto, o que pode ser feito é sempre deixa um estepe bem cuidado, junto de todas as ferramentas que auxiliam a troca do mesmo. Afinal andar com um pneu danificado é de extrema irresponsabilidade e ignorância, pois não só oferece riscos a si e a sua família como também apresenta riscos para com os outros motoristas e pedestres a sua volta.

Por Isso…

     É fundamental fazer a manutenção preventiva antes de qualquer viagem, tendo em vista sempre um maior conforto e segurança seu e da sua família. Sendo assim, antes de uma viagem importante você já sabe para onde ir, mecânicos competentes e confiáveis, você só encontra aqui no Celinho, lojas em Pouso Alegre e Itajubá, atendemos na região.

    Precisa trocar as peças do seu Carro? Sem problemas, peças novas já estão te esperando na sua loja de mecânica e autopeças favorita, os MENORES preços das MELHORES marcas, você só encontra aqui no Grupo Celinho. Aproveite a nossa promoção de 38 anos de aniversário durante todo o mês de junho desse ano. Lembre-se #SóoCelinhoTem !

Acompanhe nossa promoção pelo post abaixo e o nosso instagram!!!