Escolha uma Página

     Com o final do inverno e o início da primavera já é possível perceber o aumento da temperatura, dias cada vez mais quentes e quem dirige sabe o quão ruim é ficar dentro da sauna que o carro pode virar. Depois de uma longa manhã de trabalho, você entra no seu carro para ir almoçar em casa, já sente aquele ar quente e o mormaço impregna seu veículo, você deixa o vidros abertos, porém não é o suficiente, então logo depois de ligar o seu maior companheiro em momentos como esses, o ar condicionado, surge um mau odor que até a pressão cai, o que fazer?

Função do Filtro de Cabine

     O Filtro de Ar Condicionado ou Filtro de Cabine, serve para eliminar componentes como ácaros, bactérias e reter impurezas do ar que vem do meio externo para dentro do carro. Tal peça é feita com o intuito de evitar problemas respiratórios e dermatológicos aos passageiros, porém é importante ressaltar que o ar não se torna puro, mas ainda é certo que ele diminui as chances de partículas prejudiciais à saúde serem inaladas. Devido ao aumento do pólen na primavera é ainda maior a atenção que se deve dar e esse componente.

Possíveis Riscos

     Sendo um componente tão importante para garantir a segurança à saúde e ainda trazer conforto para os passageiros, é nítido que o descuido com a manutenção do mesmo pode levar a diversos problemas como:

Proliferação de Bactérias: Devido a falta de uso do filtro de cabine por longos períodos, as bactérias se fixam nele e começam a desenvolver uma colônia no próprio filtro, e quando este for acionado novamente, ele irá dispersar elas pelo automóvel.

Redução da eficiência do sistema de refrigeração: Devido a sujeira acumulada, o filtro fica parcialmente obstruído, diminuindo o raio de ação do sistema de refrigeração e ventilação.

Falha em remover partículas prejudiciais que vão retornar ao ar interno: O filtro se torna incapaz de reter a grande maioria das partículas e resíduos indesejáveis, que agora são despejados dentro do veículo

Como Solucionar

     Por isso é importante que seja feita a troca ou a limpeza do seu filtro de cabine a cada 10 mil km rodados ou um ano, em casos em que as vias nas quais você comumente transita são muito poluídas ou compostas por estradas de terra, é aconselhável que a troca ou limpeza seja feita a entre 3 a 6 meses, para assim evitar possíveis dores de cabeça. O Grupo Celinho apresenta o serviço de troca e limpeza do filtro de ar condicionado em sua oficina automotiva e também oferta modelos para inúmeros carros em suas lojas físicas e virtuais.